O FUNERAL: Carolina Markowicz prepara sátira sobre elite paulista — Mercado de Cannes
- Rafael Carvalho
- 11 de mai.
- 2 min de leitura
Projeto da diretora de 'Carvão' e 'Pedágio' reforça presença do cinema brasileiro no circuito global e está em busca de financiamento e coprodução

Divulgação
Após os bem-recebidos Carvão e Pedágio, a premiada cineasta Carolina Markowicz retorna com um novo projeto: O Funeral, atualmente em destaque no Marché du Film 2025 — o mercado de cinema do Festival de Cannes, que neste ano homenageia o Brasil como país de honra.
Misturando drama e sátira, o filme acompanha o impacto da chegada de uma filha ilegítima à tradicional família Hersz, logo após a morte repentina de seu patriarca, obrigando todos a lidar com as inesperadas oportunidades que essa estranha traz.
Em declaração ao TorinoFilmLab, Markowicz revela que a proposta de O Funeral é “trazer uma crueza à 'nobreza' de São Paulo. Agora que os movimentos sociais se tornaram mais fortes e barulhentos, essa elite e as corporações estão perdidas sobre como se posicionar. Curiosamente, parece ser menos sobre mudar o status quo e mais sobre manter uma imagem imaculada para proteger os negócios.”
A diretora complementa, falando sobre a história do projeto: “O que esperar quando uma estranha aparece, não apenas reivindicando, mas com pleno direito a uma parte do patrimônio? E quando a herança não é apenas financeira, mas também emocional? Essa família representa essa contradição. Pessoal para eles, mas metafórica para o nosso tempo. A tristeza é o sentimento lógico com a morte de Samuel. Mas a raiva e a sensação de perda tomam conta como uma tempestade. Somos seres complicados, tragicomicamente engraçados.”
Ada Solomon, produtora romena que serviu como consultora da brasileira no 2024 Pop Up Residency, descreve o longa como “uma versão brasileira de Succession”, destacando seu potencial universal e o mergulho em uma elite inacessível ao grande público.
A produção é da Biônica Filmes, com coprodução da portuguesa O Som e a Fúria. O projeto já passou por laboratórios como Pop Up Residency, Torino Film Lab e Berlinale Coproduction Market — e foi premiado com o White Mirror Award no ScriptLab 2025.
Reforçamos que O Funeral ainda está em busca de financiamento, coprodução e agente de vendas. Para Markowicz, esse momento é crucial: “A fase de desenvolvimento é o ideal para entender o que o filme está te dizendo... Às vezes, ele pede coisas que você ainda não havia pensado.”
🎧 Entrevistamos Carolina Markowicz e Maeve Jinkings para a 3ª temporada do nosso podcast Pipoca de Ouro. Ouça agora:
*Esta matéria faz parte de uma série especial que o Oxente Pipoca preparou sobre os filmes brasileiros em destaque no Marché du Film 2025, o mercado de cinema do Festival de Cannes. Com o Brasil como país de honra este ano, acompanharemos de perto os projetos que estão sendo apresentados, explorando as tramas, as equipes envolvidas e as oportunidades que surgem para o cinema nacional no cenário internacional.