TRABALHO FANTASMA: Fábio Baldo aposta em sci-fi agro sobre desaparecimento e IA — Mercado de Cannes
- Rafael Carvalho
- 11 de mai.
- 2 min de leitura
O projeto atualmente em desenvolvimento pela Plano B Filmes e Druzina Content

Divulgação
Com o Brasil homenageado como país de honra no Festival de Cannes 2025, Trabalho Fantasma, de Fábio Baldo, se destaca no Marché du Film 2025 — o mercado de cinema Festival de Cannes, onde busca de financiamento, coprodução, distribuição internacional e agente de vendas.
Sendo descrito como uma mistura de gêneros: ficção científica, romance e agro, a história se passa no interior de São Paulo e acompanha Alda, que trabalha como tratorista em uma usina de cana-de-açúcar que está passando por uma transformação tecnológica para substituir a mão de obra humana. A rotina muda drasticamente quando seu namorado, Marco, desaparece após utilizar um aplicativo de treinamento com inteligência artificial. A partir daí, Alda começa a ser assombrada por um estranho espectro luminoso, o que a faz questionar se seu trabalho continua seguro.
Baldo, que também é roteirista do projeto em parceria com Leonardo da Rosa, trabalha há anos na construção do longa, que já passou por importantes laboratórios e fóruns de desenvolvimento nacionais e internacionais, como o Ibermedia Program, FRAPA, Europe–Latin America Co-Production Forum (San Sebastián), MIA Market (Roma), CENA 15 (Porto Iracema das Artes), New Stories Lab (SESC SP/SENAC) e o pitching do Festival de Brasília.
A produção é da Plano B Filmes e da Druzina Content, com coprodução da Lazuli Filmes e Filmes da Gruta. A distribuição no Brasil será feita pela Vitrine Filmes.
*Esta matéria faz parte de uma série especial que o Oxente Pipoca preparou sobre os filmes brasileiros em destaque no Marché du Film 2025, o mercado de cinema do Festival de Cannes. Com o Brasil como país de honra este ano, acompanharemos de perto os projetos que estão sendo apresentados, explorando as tramas, as equipes envolvidas e as oportunidades que surgem para o cinema nacional no cenário internacional.