top of page
Background.png
Header_Site3.png
  • Foto do escritorÁvila Oliveira

Crítica | Garfield - Fora de Casa

Animação tenta ampliar universo do famoso gato, mas esbarra em roteiro inexpressivo

Foto: Divulgação


O famoso gato preguiçoso Garfield volta aos cinemas numa animação simpática. Após um reencontro inesperado de Garfield com o pai há muito perdido, o maltrapilho gato de rua Vic, ele e o amigo canino Odie são forçados a sair de suas vidas perfeitamente mimadas para se juntarem a Vic em um arriscado assalto.


Garfield surgiu como uma tirinha de jornal nos EUA no final dos anos 70 e logo se popularizou ganhando outros espaços na mídia como livros de antologia, animação e filmes. Por mais que ele tenha percorrido o caminho de 5 décadas seu humor afiado criticando os comportamentos apáticos de uma sociedade americana letárgica se mantém atual e consegue ganhar novas vertentes se adaptando ao que há de novo.


E a animação consegue traduzir bem essas atualizações tecnológicas e midiáticas em seu roteiro, porém parece não conseguir fazer humor a partir disso. É na verdade um texto bem insosso justamente por tentar dar conta de muitos assuntos em muitas linguagens para muitos públicos diferentes. Os poucos momentos engraçados são curtos e não são os pensados como postos-chave de desenvolvimento do enredo.

Foto: Divulgação


Outro aspecto que funciona, mas que tira um dos principais traços do personagem título é o carisma. Todos os personagens são simpáticos e fofos, até mesmo o protagonista. Garfield é conhecido, fora do filme, por ser monossilábico, rabugento e sistemático, e a adaptação por ser voltada ao público infantil castra boa parte desse lado ranzinza, e tenta justificar sua personalidade.


O resultado é um longa morno que não vai alcançar mais longe do que mirou pela falta de ousadia e por jogar seguro demais. É um filme irregular com um primeiro ato desanimado, um segundo ato desorganizado e um terceiro que contém os melhores momentos do filme, mas que já não é o suficiente para sustentar o que foi apresentado.


Nota: 2,5/5

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page