top of page
Background.png
Header_Site3.png
  • Foto do escritorÁvila Oliveira

Cobertura Festival de Cannes 2023 - Dia 1

Homenagem a Michael Douglas marca o primeiro dia do maior festival de cinema da França

Divulgação: Valery Hache/AFP


Se iniciou nesta terça-feira (16/05) a 76ª edição do anual Festival de Cannes. Um dos maiores e mais tradicionais festivais de cinema do mundo, o festival da litorânea cidade da Riviera Francesa segue até o dia 27 de maio e trará filmes inéditos de diretores renomados como Martin Scorsese, Hirokazu Kore-eda, Wes Anderson e Marco Bellocchio.


O primeiro filme a ser exibido – antes mesmo do filme de abertura ao qual não daremos qualquer relevância – foi Amor Louco (1969), de Jacques Rivette, na sessão Cannes Classic. O dia de abertura também contou com uma homenagem ao ator Michael Douglas que recebeu uma Palma de Ouro Honorária das mãos de Uma Truman. Acompanhado da atriz e sua esposa Catherine Zeta-Jones, e da filha Carys Zeta Douglas, o artista foi ovacionado de pé e lembrou de seu pai, Kirk Douglas, em seu discurso.


Ao lado da atriz francesa Catherine Deneuve – que também foi homenageada pelo festival estampando os cartazes oficiais da edição – Douglas declarou aberto o 76º Festival de Cannes que conta com o diretor Ruben Östlund como presidente do júri da competição oficial. Completam a comissão do júri a atriz Brie Larson, a diretora Maryam Touzani, o ator Dénis Ménochet, o ator Paul Dano, a cineasta Rugano Nyoni, o editor Damián Szifrón, o roteirista Atiq Rahimi e a diretora Julia Ducournau.


Divulgação


DESTAQUES DE CANNES 2023:


• O diretor Hirokazu Kore-eda está na competição oficial pelo segundo ano consecutivo. Ano passado ele competiu com o filme Broker – Uma Nova Chance e esse ano concorre à Palma de Ouro com Monster.


• O cineasta chinês Wang Bing e o alemão Wim Wenders estão com dois filmes no festival. Wang leva o filme Jeunesse na competição principal e Man in Black em sessão especial. Enquanto Wim tem o filme Perfect Days na competição e Anselm em sessão especial fora de competição.


• O cearense Karim Aïnouz disputa a Palma de Ouro pelo filme Firebrand, sua primeira produção em língua inglesa com Jude Law e Alicia Vikander no elenco. O pernambucano Kleber Mendonça Filho exibe o documentário Retratos Fantasmas em sessão especial.

Divulgação: Firebrand


• 13 cineastas na competição oficial já competiram anteriormente: Wes Anderson, Marco Bellocchio, Catherine Breillat, Nuri Bilge Ceylan, Jessica Hausner, Todd Haynes, Aki Kaurismäki, Hirokazu Kore-eda, Ken Loach, Nanni Moretti, Alice Rohrwacher, Justine Triet e Wim Wenders.


• 5 cineastas competindo esse ano já ganharam Palmas de Ouro anteriormente: Nuri Bilge Ceylan, Hirokazu Kore-eda, Ken Loach (2 vezes), Nanni Moretti e Wim Wenders.


• Entre os 21 diretores na competição principal 14 são homens e 7 são mulheres, o maior número de participação feminina na história. 12 são europeus, 4 asiáticos, 2 africanas, 2 norte-americanos e 1 sul-americano.


• O diretor mais velho competindo esse ano é Ken Loach, com 86 anos, e mais nova é a senegalesa Ramata-Toulaye Sy, com 36 anos.


Divulgação



Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page