Filmes brasileiros selecionados para o Festival de Berlim 2026
- Rafael Carvalho

- há 3 dias
- 3 min de leitura
Dez longas nacionais foram confirmados como parte do maior festival de cinema de início de ano

Divulgação
O cinema brasileiro chega com força total ao Festival de Berlim 2026. Ao todo, dez longas nacionais foram selecionados para integrar a programação do maior festival de cinema do início do ano, em diversas mostras.
Destaque para o filme de Grace Passô, que marca sua estreia na direção de longas-metragens e foi selecionado para a Mostra Perspectives, uma das mais prestigiadas do evento, dedicada a revelar novos realizadores.
Confira todos os filmes selecionados para a Berlinale 2026:

Divulgação
• Nosso Segredo (Grace Passô)
Uma família vaga pela própria casa em silêncio, tentando reconstruir a vida após uma perda recente. Cada um lida com o luto sozinho, até que o filho mais novo revela um segredo que os faz perceber que precisam se unir, com amor e coragem, para desafiar a dor do luto.

Divulgação
• Fiz Um Foguete Imaginando Que Você Vinha (Janaína Marques)
No zumbido silencioso de uma ressonância magnética, Rosa (50) é orientada a evocar uma lembrança feliz. Em uma viagem pelo seu subconsciente, ela revisita o passado e reconstrói um episódio que nunca viveu: uma travessia com sua mãe, Dalva, mulher livre e irreverente que chegou a ser presa por matar um homem prestes a cometer um feminicídio. Crescida na ausência da mãe, Rosa carrega culpa e medo dessa história. Agora, suspensa entre a vida e uma memória inventada, ela imagina um reencontro que se transforma em tentativa de cura e reconciliação.

Divulgação
• Feito Pipa (Allan Deberton)
Gugu é um menino de quase 12 anos, sonhador e apaixonado por futebol, que vive com a avó Dilma, uma professora aposentada que o cria de forma livre e afetuosa, sem se preocupar com os julgamentos dos moradores da cidade. A relação do garoto com o pai Batista é difícil, feita de ausências, expectativas e afetos não ditos. Avó e neto moram sozinhos ao lado da barragem de Araújo Lima que, após anos de seca, começa a revelar as ruínas de uma antiga cidade submersa, trazendo à tona lembranças que mudaram a vida da família.

Divulgação
• Se Eu Fosse Vivo... Vivia (André Novais Oliveira)
Gilberto (Norberto Novais Oliveira) e Jacira (Conceição Evaristo) prometeram envelhecer juntos – na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença. Até que a morte os separe.

Divulgação
• Isabel (Gabe Klinger)
Isabel, uma sommelière em São Paulo, sonha em se livrar do chefe e abrir o próprio bar. Quando os planos não saem como esperado, ela precisa decidir se para tudo ou se dá passos ousados para desarrolhar o próprio destino, nos seus próprios termos.

Divulgação
• Quatro Meninas (Karen Suzane)
Quatro meninas escravizadas sonham com a liberdade. Quando uma reviravolta coloca suas vidas em risco, elas decidem fugir. Para sua surpresa, suas senhoras descobrem o plano – e insistem em ir junto com elas.

Divulgação
• A Fabulosa Máquina do Tempo (Eliza Capai)
No árido sertão brasileiro, meninas crescem suspensas entre os passados difíceis de suas mães e sonhos fantásticos de futuro. Em um lugar onde os homens ainda são vistos como gigantes em comparação às mulheres, elas atravessam o limiar da infância para a adolescência.

Divulgação
• Papaya (Priscilla Kellen)
Papaya, uma pequena semente na floresta amazônica apaixonada por voar, precisa estar sempre em movimento para não criar raízes. Mas, ao descobrir o poder de suas próprias raízes, ela desencadeia uma revolução que transforma seu mundo e realiza seus sonhos de forma inesperada.

Divulgação
• Floresta do Fim do Mundo (Felipe M. Bragança e Denilson Baniwa)
No curta, Suely, uma mulher indígena que vive em uma grande cidade brasileira, passa seus dias em um pequeno apartamento. Em seus sonhos, ela se comunica com uma floresta e se conecta a segredos de um mundo que atravessa mudanças radicais.
Dirigido por brasileiros, mas não é produção brasileira:

Divulgação
• Rosebush Pruning (Karim Aïnouz) 🇮🇹🇩🇪🇪🇸
Em uma vila espanhola, os irmãos americanos Jack, Ed, Anna e Robert vivem mergulhados no isolamento e na fortuna que herdaram. Quando Jack decide se mudar para morar com a namorada e Ed descobre a verdade sobre a morte da mãe, a estrutura da família começa a se desfazer.

Divulgação
• Josephine (Beth de Araújo) 🇺🇸
Depois que Josephine, de oito anos, testemunha acidentalmente um crime no Golden Gate Park, ela passa a agir de forma violenta para se proteger. Esse trauma emocional desencadeia conflitos entre seus pais, enquanto eles buscam justiça e uma maneira de fazê-la se sentir segura novamente.
O 76º Festival de Berlim acontece entre os 12 a 22 de fevereiro.



















