top of page
Background.png

Novo filme de ficção da cineasta Everlane Moraes será gravado na Bahia

  • Foto do escritor: Gabriella Ferreira
    Gabriella Ferreira
  • 13 de out.
  • 2 min de leitura

Grace Passô, Sérgio Laurentino, Noélia Montanhas e Severo D'Acelino estrelam 'O Segredo de Sikán'

ree

Foto: Reprodução


Dirigido por Everlane Moraes, o longa O Segredo de Sikán terá cenas filmadas em Cachoeira e São Félix, na Bahia, e reúne nomes consagrados do cinema nacional, como Grace Passô, Sérgio Laurentino, Noélia Montanhas e Severo D’Acelino, além de talentos locais do Recôncavo Baiano. A produção, que começa a ser rodada em outubro, marca o primeiro longa de ficção da diretora cachoeirana e traz um elenco majoritariamente composto por atores negros, incluindo também Taise Paim, Sara Barbosa e Heraldo de Deus, em uma narrativa que reimagina o mito da princesa africana Sikán, subvertendo seu destino em uma trama de drama, suspense e mistério.


Ambientado em um universo distópico, o filme acompanha a história de Sikán, que, para proteger um segredo, se lança ao rio Oddán, na Nigéria. Transformada em um peixe luminoso, sua chegada ao rio Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, provoca conflitos entre Cachoeira, cidade matriarcal, e São Félix, cidade patriarcal.


Grace Passô interpreta Sara, inspirada na artista cubana Belkis Ayón; Sérgio Laurentino vive Ajamu, guerreiro que busca controlar a energia de Sikán; e Severo D’Acelino é Nasakô, ancião cego que guarda segredos nas águas do Paraguaçu. Outros personagens incluem Matriarca Perpétua (Noélia Montanhas), Naira (Sara Barbosa), Eno (Heraldo de Deus), Tânia (Taise Paim), Zita (Manuela Neves) e Leda (Andreia Anjos).

Foto: Reprodução


“A intenção foi formar um elenco profissional que também represente o Recôncavo. Trabalhamos com atores locais e não-atores, trazendo vivência e autenticidade para a narrativa. Recebemos inscrições de pessoas de 8 a 80 anos, o que trouxe uma diversidade incrível e muito emocionante”, afirmou Everlane Moraes.


Combinando realismo fantástico, cultura afro-brasileira e referências afro-religiosas, como a procissão da Boa Morte, o filme explora protagonismo feminino e resistência negra, conectando tradição e contemporaneidade. 


O Segredo de Sikán é uma coprodução da Carapiá Filmes e Pattaki Produções, com distribuição da Embaúba Filmes, mesma distribuidora de Marte Um, indicado para representar o Brasil no Oscar em 2023. O projeto recebeu recursos do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE e do edital estadual Bahia Lei Paulo Gustavo.

ree

Foto: Reprodução


Sobre a diretora:

Everlane Moraes é uma cineasta brasileira, nascida em Cachoeira (BA) e crescida em Aracaju (SE). Formada pela Escuela Internacional de Cine y TV em Cuba (EICTV, Cuba),  atua como diretora, roteirista, professora e consultora. É membra do Center Frame's Core Community (UK), e da APAN - Associação de Profissionais Audiovisuais Negros (BR); foi Fellow no Flaherty Film Seminar (EUA, 2021); integra a Rede de Talentos no Projeto Paradiso (BR), participou do programa Colaboratório Criativo - Netflix (Brasil, 2020) e do Encontro entre Diretores do Talents Guadalajara (2019). É produtora e criadora da Pàttàki Audiovisual e recentemente co-dirigiu a série “Histórias Impossíveis” na Rede Globo (2023).

bottom of page