THE LAST OF THE TRIBE: Ethan Hawke, Zaya Guarani e Orlando Bloom estrelam coprodução brasileira que se passa na Amazônia — European Film Market (EFM) da Berlinale
- Rafael Carvalho

- há 17 horas
- 2 min de leitura
O filme é dirigido por Claudio Borelli e conta com produção da O2 Filmes

Divulgação
O cinema brasileiro chega ao European Film Market (EFM) 2026, em Berlim, em um grande momento, e um dos projetos que tem atraído a atenção de compradores globais é The Last of the Tribe. Com orçamento de 10 milhões de dólares, o filme é uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos, ambientada na Floresta Amazônica.
A trama, dirigida por Claudio Borrelli (Urubus), acompanha a jornada de William Phelan, interpretado pelo astro indicado ao Oscar Ethan Hawke. Phelan é um ex-policial de Chicago que, após o declínio de sua carreira, sobrevive como mercenário para grandes corporações. Sua missão é assassinar o último membro sobrevivente de uma tribo indígena isolada e sem contato. Um homem quebrado diante de uma encruzilhada, Phelan recebe a chance de salvar uma vida e resgatar a própria alma.
O diretor Claudio Borrelli descreve o projeto: “Sou atraído por filmes que confrontam o bruto, o rude e o cruel com o belo e o divino... Nesta história, a floresta tropical é tanto a vilã quanto a salvadora — esse conflito natural e eterno é a essência do que quero capturar em The Last of the Tribe.”

Além de Hawke, o elenco conta com a atriz indígena Zaya Guarani. Em entrevista à Vogue Brasil, Zaya destacou a importância do papel:
"Quando recebi o roteiro de The Last of the Tribe, fiquei impressionada com a proximidade com a minha própria jornada, pois cresci vendo muitos territórios ao meu redor sendo constantemente ameaçados e destruídos pela loucura humana. Como atriz indígena, sinto um profundo dever em compartilhar com o mundo o que nosso povo ainda está passando... e estou extremamente honrada por ter a oportunidade de trabalhar com esse incrível grupo de pessoas".
Vale ressaltar que o ator Orlando Bloom completa o elenco de The Last of the Tribe, que possui roteiro assinado por Mark Bailey, com produção e distribuição pela O2 Filmes e direção de fotografia é de Adolpho Veloso (indicado ao Oscar por Sonhos de Trem).
Atualmente, o filme encontra-se em fase de desenvolvimento e busca financiamento, coproduções e agente de vendas durante a Berlinale.
*Esta matéria faz parte de uma série especial do Oxente Pipoca dedicada aos filmes brasileiros em destaque no European Film Market (EFM) 2026, o mercado audiovisual que integra a programação oficial do Festival de Berlim. Em cada publicação, aqui e nas nossas redes sociais, você vai encontrar detalhes como: sinopse, equipe envolvida, diretores, produtoras e muito mais que tivermos acesso.
Fontes: Cinema do Brasil e Variety



















