Coluna | No Radar #01: O Brasil no topo do mundo novamente, Globo de Ouro e as séries que vão parar 2026
- Rafael Carvalho

- há 9 horas
- 9 min de leitura
Primeiro apanhado mensal sobre cinema, TV e os bastidores da indústria

Divulgação
Sejam bem-vindos à estreia da nossa nova coluna mensal! A partir de agora, a cada mês, transformamos o turbilhão de notícias repercutidas nas redes do Oxente Pipoca em um encontro marcado para você não perder nada do que realmente importa (em minha opinião rs) no cinema e na TV. E que maneira de começar, né? Com o cinema brasileiro vivendo dias de glória absurda. Vamos aos destaques!
Cinema Brasileiro: O fenômeno "O Agente Secreto" e a invasão verde e amarela em Berlim e Rotterdam
Impossível começar aqui sem falar dele: O Agente Secreto é o nosso nome neste início de ano, dando continuidade aos ouros trazidos por Ainda Estou Aqui. O longa do pernambucano Kleber Mendonça Filho começou o ano vencendo o Critics Choice Awards de Melhor Filme Internacional, diretamente do tapete vermelho do prêmio, o que levantou uma enxurrada de questionamentos sobre como Hollywood trata os filmes estrangeiros em seus eventos, mesmo sendo um grande ano para o cinema internacional.

O destaque seguiu no Globo de Ouro 2026, levando os prêmios de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Drama para Wagner Moura. A consagração continuou com o anúncio das indicações ao Oscar 2026, onde o filme garantiu quatro indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Moura, se tornando o primeiro brasileiro indicado nesta categoria. Além de, claro, ser indicado ao Oscar de Melhor Direção de Elenco, no primeiro ano da categoria. Nos cinemas nacionais, o sucesso se traduz em números, com o filme quase ultrapassando a marca de 2 milhões de espectadores.
No César Awards, a maior premiação do cinema francês, O Agente Secreto foi indicado em Melhor Filme Estrangeiro, ao lado de Uma Batalha Após a Outra e Valor Sentimental.
Mas nosso cinema não para por aí:
Berlinale 2026:
O Festival de Berlim, que ocorrerá de 12 a 22 de fevereiro, sim, bem no Carnaval, anunciou uma seleção robusta de brasileiros, incluindo Nosso Segredo, de Grace Passô; Feito Pipa, de Allan Deberton; e A Fabulosa Máquina do Tempo, de Eliza Capai. O cearense Aïnouz disputa o Urso de Ouro com Rosebush Pruning, uma produção internacional. Confira todos os filmes brasileiros selecionados para a edição aqui.
Rotterdam 2026:
O grande protagonista brasileiro no festival holandês foi a ficção científica nordestina Yellow Cake, de Tiago Melo, que estreou na competição principal explorando o uso de urânio no sertão. Além dele, o evento selecionou e exibiu o terror Privadas de Suas Vidas, além de uma versão restaurada em 4K do gaúcho Vento Norte, gravado nos anos 50. Confira todos os filmes brasileiros selecionados para a edição aqui.
Goya 2026:
Manas, de Marianna Brennand, foi indicado ao prêmio de Melhor Filme Ibero-americano na premiação espanhola. O filme concorre com Belén 🇦🇷, La Misteriosa Mirada Del Flamenco 🇨🇱, La Piel Del Agua 🇨🇷 e Un Poeta 🇨🇴.

Divulgação
Vitórias em Sundance e Tiradentes:
A cineasta Beth de Araújo (filha de brasileiro) venceu o Grande Prêmio do Júri em Sundance com Josephine, uma produção estadunidense, mas quis destacar aqui. No Brasil, Anistia 79, de Anita Leandro, foi o grande vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes 2026, conquistando o Prêmio do Público de Melhor Longa e o Prêmio do Júri Oficial de Melhor Longa da Mostra Olhos Livres.
Animação cearense em Tupi Antigo:

Divulgação
Quero destacar também o anúncio de A Lenda de Keya, de Cláudio Martins, que será o primeiro longa brasileiro com diálogos em Tupi Antigo, com Silvero Pereira no elenco de vozes e previsão de estreia ainda em 2026.
O filme cearense acompanha Ana, uma menina órfã que encontra uma tartaruga encantada e ferida em meio aos arames do quintal do orfanato onde mora.
Lançamentos e trailers:
• Se Eu Fosse Você 3: O primeiro teaser marca o retorno de Glória Pires e Tony Ramos aos seus papéis icônicos, 17 anos após o segundo filme
• Yellow Cake: O primeiro trailer da ficção científica nordestina dá o tom que a gente deve esperar do filme
• Rio de Sangue: Trailer do filme policial na amazônia estrelado por Giovanna Antonelli e Alice Wegmann, que chega aos cinemas em 16 de abril
• Quarto do Pânico: Trailer da adaptação brasileira do filme de David Fincher, dirigida por Gabriela Amaral Almeida e estrelada por Isis Valverde e Marco Pigossi
• As Dez Vantagens de Morrer Depois de Você: Teaser do filme inspirado no livro homônimo, protagonizado por Any Gabrielly e Giulia Be
• Privadas de Suas Vidas: Trailer do terror nacional selecionado para o Festival de Rotterdam
• A Miss: Trailer da dramédia sobre uma mãe ex-miss que tenta forçar a filha a seguir seus passos na passarela

Mas um dos assuntos que mais movimentou o mundinho brasileiro de séries foi o anúncio que uma nova versão da brasileira Sob Pressão está em desenvolvimento nos EUA, intitulada Under Pressure, pela ABC. Dos mesmos produtores de 'The Good Doctor', o novo drama médico será ambientado no Hospital All Saints, um local precário e com poucos recursos em Savannah, Geórgia.
Achei curioso, não vou mentir, como vão fazer sem algo tipo o SUS, ponto central da produção? Não tenho dúvidas que vão conseguir adaptar para a realidade deles, mas será que não vai acabar virando apenas mais uma série médica genérica?
Premiações e Bastidores: O termômetro para o Oscar
Globo de Ouro:
Como repassado no tópico acima, o Brasil fez a festa no Globo de Ouro com ‘O Agente Secreto’ e suas duas vitórias, fazendo com que o filme retornasse ao Top 3 da bilheteria dos cinemas brasileiros. Vale destacar também que, com a vitória de Wagner Moura, tivemos dois anos seguidos de uma atuação brasileira, falada em português, vencendo um Globo de Ouro.
Vamos ao resumo da noite:
Hamnet, de Chloe Zhao, levou o prêmio de Melhor Filme de Drama, enquanto Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, ganhou de Melhor Filme de Comédia ou Musical.
Nas categorias de televisão, Adolescência conquistou o prêmio de Melhor Minissérie, garantindo à Netflix sua terceira vitória consecutiva na categoria, após Bebê Rena e Treta. Já entre as séries, The Pitt venceu em Drama, enquanto O Estúdio levou em Comédia.

Divulgação
BAFTA:
O Brasil marcou presença nas longlists do BAFTA 2026 com menções para "O Agente Secreto", o documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, e a fotografia de Adolpho Veloso em Sonhos de Trem. Com isso, 2026 se torna o ano com o maior número de indicações de brasileiros em uma única edição do BAFTA, superando 2003, quando Cidade de Deus apareceu em duas categorias da premiação. Adolpho também foi indicado ao prestigiado ASC Awards, o prêmio do sindicato dos diretores de fotografia dos EUA.
Indicações ao The Actor Awards (ex-SAG):
O anúncio do Sindicato dos Atores trouxe surpresas e decepções esperadas. O fato mais comentado foi a esnobada total em produções internacionais, o que significa que atuações como a de Wagner Moura em O Agente Secreto ficaram de fora. Escrevi muito sobre isso aqui no site.
Confira os indicados de algumas categorias:
• Melhor Elenco em Filme: Frankenstein, Hamnet, Marty Supreme, Uma Batalha Após a Outra, Pecadores.
• Melhor Elenco em Série de Drama: The Pitt, Ruptura, A Diplomata, The White Lotus, Landman.
• Melhor Elenco em Série de Comédia: Abbott Elementary, O Estúdio, Hacks, Only Murders in the Building, O Urso.
• Melhor Ator em Filme: Leonardo DiCaprio, Jesse Plemons, Ethan Hawke, Michael B. Jordan, Timothée Chalamet.
• Melhor Atriz em Filme: Jessie Buckley, Rose Byrne, Chase Infiniti, Emma Stone, Kate Hudson
Sériemania

Divulgação
Neste mês, tivemos a confirmação do retorno de "Cangaço Novo". A 2ª temporada da aclamada série nacional retorna quase três anos após a temporada de estreia e chega ao Prime Video no dia 24 de abril, com os sete novos episódios disponibilizados de uma só vez.
No cenário internacional, tivemos muita movimentação em relação a elenco:
God of War: A série live-action do Prime Video escalou Mandy Patinkin como Odin e Ryan Hurst como Kratos
The White Lotus: A 4ª temporada, que terá a França como cenário, adicionou nomes como Helena Bonham Carter e Chris Messina
Kennedy: Michael Fassbender foi anunciado como o patriarca da família Kennedy na nova série dramática da Netflix
All the Sinners Bleed (Netflix): A indicada ao Oscar Amy Madigan se junta a Ṣọpẹ́ Dìrísù no elenco da minissérie da Netflix
Fear Not (Paramount+): Anne Hathaway estrelará a nova minissérie da roteirista Bash Doran (Boardwalk Empire)
The Last of Us (HBO): Clea DuVall e Jorge Lendeborg Jr. se juntam ao elenco da 3ª temporada
Outro assunto que voltou a pingar foi a fala de Kate Winslet sobre a “grande possibilidade” da 2ª temporada de Mare of Easttown ser filmada em 2027. Precisava? Não! Como diz meu amigo Filipe Chaves, que recentemente inaugurou uma coluna de séries aqui no site: “deixem minisséries ser minisséries”.
O anúncio que mais fiquei animado? The Chain, a nova minissérie de Damon Lindelof (Lost; The Leftovers; Watchmen) para a HBO, ganhou sinal verde para a produção de uma temporada completa. Baseada no livro homônimo, a trama acompanha uma mãe que se torna alvo de um perigoso grupo de criminosos e precisa cometer um crime para salvar sua filha sequestrada, ou corre o risco de perdê-la para sempre.
Para ficar de olho: a vencedora do Oscar Halle Berry estrelará ‘The Patient’, nova série de horror psicológico da HBO. A trama segue um ambicioso jovem psiquiatra que tenta se destacar tratando Josephine Todd (Berry), a famosa paciente incurável de seu hospital.
A TV aberta procedural tá mais viva que nunca, mas talvez não da forma que estamos acostumados…

Divulgação
A HBO Max anunciou que Milo Ventimiglia (This is Us) estrelará American Blue, sua nova série de drama policial. Nela, Brian "Milk" Milkovich (Ventimiglia), retorna à sua cidade natal, Joliet, Illinois, para resgatar uma força policial em apuros enquanto busca redenção para si mesmo. Venderam até como um “nos moldes de The Pitt”, vulgo, procedural…Sei que é pra chamar atenção da galera, mas calma lá, HBO Max…
O streaming também anunciou que Ray Romano estrelará How to Survive Without Me, nova série de drama familiar do streaming.. A trama segue um recém-viúvo que precisa desempenhar um papel para o qual nunca fez o teste: o pai de cinco complicados filhos adultos.
Fica a Dica (versão nacional):
O primeiro episódio da série Paloma, derivada do longa de mesmo nome, estreou no Canal Brasil no dia 29 de janeiro, às 22h, e está disponível no Globoplay+Canais.
Dirigida por Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes, a trama acompanha Paloma (Kika Sena), uma mulher trans que enfrenta o risco de perder a guarda da filha de 13 anos. Em busca de estabilidade financeira, ela assume diferentes trabalhos enquanto lida com conflitos familiares, disputas judiciais e a violência estrutural que atravessa seu cotidiano.
A série nacional '(in)vulneráveis', estrelada por Danni Suzuki, Zezé Motta e Felipe Rocha, ganha data de estreia: 1º de março, no Universal TV. Com roteiro e direção de Renata Di Carmo, a trama se passa numa UPA no Rio e acompanha a atuação de profissionais de enfermagem.
A Netflix adicionou ao catálogo títulos brasileiros importantes como O Último Azul, de Gabriel Mascaro, e A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo. Recomendo muito ambos.

Divulgação
Renovações:
A Netflix garantiu a 8ª temporada de Black Mirror, a 3ª de A Man on the Inside e a 2ª de Patinando no Amor.
Já a HBO Max confirmou que a premiada série médica The Pitt voltará para um terceiro ano, antes mesmo da estreia da segunda (que tá ótima, por sinal). O Apple TV fez a mesma coisa: Falando a Real retornou para seu terceiro ano sendo renovada para uma quarta temporada, e Seus Amigos e Vizinhos, que foi renovada para a 3ª temporada, com a 2ª estreando em abril.
Na TV aberta, St. Denis Medical e Happy’s Place foram renovadas para a 3ª temporada pela NBC.
Agora a renovação que mais me deixou empolgado, apesar de achar que não era necessária: estrelando Ethan Hawke, The Lowdown foi renovada para a 2ª temporada pelo FX.
Calendário de Estreias:

Divulgação
• Euphoria (HBO): Trailer oficial confirma estreia da 3ª temporada para 12 de abril
• DTF St. Louis (HBO): Minissérie com Jason Bateman estreia em 1º de março
• Something Very Bad is Going to Happen (Netflix): Terror produzido pelos criadores de Stranger Things estreia em março
• Paradise (Disney+): A 2ª temporada estreia em 23 de fevereiro
Agora, um batalhão de anúncios da Apple TV, que realizou seu “dia de imprensa” e divulgou as próximas estreias:
• Imperfect Women: A minissérie estreia em 18 de março
• Margô Está em Apuros: Estreia em 15 de abril
• Widow’s Bay: Estreia em 29 de abril
• Maximum Pleasure Guaranteed: Estreia em 20 de maio
• Cape Fear: Estreia em 5 de junho
• Lucky: Com Anya Taylor-Joy, a série estreia em 15 de julho.
Em Memória

Divulgação
Infelizmente, o mês também foi de despedidas. Perdemos a espetacular Catherine O’Hara, eterna Moira Rose de Schitt’s Creek, aos 71 anos, e o cineasta húngaro Béla Tarr, responsável por filmes como 'Sátántangó'.
No Brasil, começamos o ano lamentando a partida da atriz potiguar Titina Medeiros e de Vera Valdez, pioneira das passarelas e grande destaque recente em Tia Virgínia.
Com tudo isso dito, dá pra perceber que o ano começou bem movimentado, e olha que isso aqui foi só um recorte do que entrou no radar. Sendo sincero, gostei demais do resultado. Espero que vocês também tenham curtido o formato da coluna.
A ideia é que a gente volte aqui todos os meses, acompanhando o que segue no radar, o que sai de cena e o que começa a chamar atenção. Então já fica o convite pra voltar e trocar essa ideia comigo.
Tudo isso, claro, foi noticiado e acompanhado em tempo real no Oxente Pipoca, desde os anúncios até as estreias. Se você quer ficar por dentro de tudo, já sabe onde acompanhar.



















