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Curta-metragem “Fogo nos Macacos” aborda masculinidade negra, saúde mental e racismo

  • Foto do escritor: Oxente Pipoca
    Oxente Pipoca
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Filme tensiona masculinidades negras e conflitos geracionais em uma narrativa potente e simbólica

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Entre tensões cotidianas, um gesto simbólico revela feridas raciais e afetivas em uma família negra. Essa é a premissa do curta-metragem Fogo nos Macacos, que segue consolidando sua trajetória em prestigiados festivais de cinema e reafirmando a potência do audiovisual produzido fora dos grandes centros. O filme tem direção de Clementino Jr. e Daiana de Souza, é produzido pela Haber Produções e distribuído pela Floriô de Cinema.


Com Izabel Rezende, Ricardo Romão, Carol Haber, Ray Senna e Gabriel Benevenuto no elenco, na trama, um casal macaense se desloca com o filho até a periferia do Rio de Janeiro para que bebê conheça o avô. O encontro, marcado por tensões entre gerações, culmina num clímax emocional provocado por um símbolo silencioso, mas poderoso: os macacos. “É um filme para um público corajoso, que não se melindra com o título ou espera clichês. É singular. Quem assistir, vai entender do que se trata”, afirma Clementino Jr.


Fogo nos Macacos utiliza dos artifícios do drama familiar para tensionar questões sociais concernentes ao racismo estrutural, masculinidades negras e conflitos intergeracionais. O filme se insere em uma linhagem de obras que tensionam os limites entre a ficção e a denúncia, evocando referências como “Marte Um” (2022) e “Nada” (2017), de Gabriel Martins, e “Eu, Minha Mãe e Wallace” (2018), dos Irmãos Carvalho, ao tratar com delicadeza e força poética as camadas de identidade, violência e afeto em corpos e territórios racializados. A narrativa, marcada por silêncios significativos, incômodos simbólicos e embates necessários, aposta em uma abordagem que acredita no gesto artístico como enfrentamento.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Baseado no conto homônimo da própria diretora, Daiana de Souza, Fogo nos Macacos foi originalmente publicado na coletânea Rio de Contos (2024) e semifinalista do Prêmio Loba (2025). “É o reconhecimento de um texto potente que fala não apenas das feridas - individuais, sociais e históricas - mas também do processo de cura, do olhar atento ao que é mais importante”, explica Daiana. “Escrever é uma ação solitária, você e o computador. Mas isso não quer dizer que o seu repertório não tenha sido construído a partir da escuta, leitura e visualização de muitas pessoas e obras. Então há um coletivo mesmo nessas horas passadas sozinha em frente a tela do notebook”, completa.


Estreado no circuito de festivais no 22º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, no Mato Grosso, o curta-metragem fez passagem no 5º Festival Mate com Angu, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e também já foi anunciado na seleção oficial do 18º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, considerado o mais importante evento de cinema negro da América Latina. Daiana celebra: “A adaptação para o audiovisual foi incrível, com uma equipe dedicada e que viu naquela história algo que também era dela. A Haber Produções apostou e teve sucesso na captação via políticas públicas e fez o filme nascer”.


O curta, gravado em Macaé, no interior do Rio de Janeiro, é uma realização da Haber Produções, que se dedica à criação de narrativas autorais, disruptivas e de impacto, que rompem com o senso comum e propõem novas formas de ver e sentir o mundo. A participação do filme no maior encontro de cinema negro da América Latina é muito significativo para todos os envolvidos. “Essa é a primeira produção audiovisual com patrocínio realizada pela Haber Produções. Tenho certeza que isso abrirá muitas portas para a nossa equipe”, comemora a produtora executiva Carol Haber.


Fogo nos Macacos é um projeto realizado com patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo.


Confira o trailer aqui.

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