top of page





Lista | Os melhores filmes vistos na 49ª Mostra de SP
Em meio a um sem-número de longas assistidos, quais se destacaram?

Vinicius Oliveira
há 3 horas5 min de leitura


Crítica | Jay Kelly (Mostra de SP 2025)
A simpática ode de Noah Baumbach a George Clooney

Vinicius Oliveira
há 1 dia3 min de leitura


Crítica | Pai Mãe Irmã Irmão (Mostra de SP 2025)
Jim Jarmusch explora as distâncias emocionais nas relações familiares

Vinicius Oliveira
há 2 dias2 min de leitura


Crítica | Foi Apenas um Acidente (Mostra de SP 2025)
Jafar Panahi explora sua complicada relação com seu país natal num dos filmes mais importantes do ano

Vinicius Oliveira
há 2 dias2 min de leitura


Crítica | Virtuosas (Mostra de SP 2025)
Filme faz acanhada mescla de gêneros para satirizar o conservadorismo feminino

Vinicius Oliveira
há 2 dias2 min de leitura


Análise | Primavera nos Dentes: A História do Secos & Molhados (Mostra de SP 2025)
Série documental tenta fazer o que pode a partir dos litígios impostos a ela

Vinicius Oliveira
há 2 dias3 min de leitura


Crítica | A Natureza das Coisas Invisíveis (Mostra de SP 2025)
A ótica infantil como ferramenta de discussão do tabu da morte com sensibilidade

Vinicius Oliveira
há 2 dias3 min de leitura


Crítica | De Lugar Nenhum (Mostra de SP 2025)
O processo criativo e as sensibilidades de um escritor encenados ao redor do mundo

Vinicius Oliveira
há 2 dias2 min de leitura


Entrevista | “Pode se encontrar a resposta nos outros”: Valter Hugo Mãe e Miguel Gonçalves Mendes falam sobre “De Lugar Nenhum” (Mostra de SP 2025)
Em entrevista ao Oxente Pipoca, escritor e diretor portugueses discutiram a relação da literatura com alteridade e a exibição do documentário em São Paulo

Vinicius Oliveira
há 2 dias8 min de leitura


Em coletiva de 'O Agente Secreto', Kleber Mendonça Filho reflete sobre o “sotaque fílmico” no cinema brasileiro (Mostra de SP 2025)
Diretor esteve presente junto com a equipe e elenco para divulgar o filme durante a 59º Mostra de SP

Vinicius Oliveira
há 3 dias2 min de leitura


Crítica | O Filho de Mil Homens (Mostra de SP 2025)
Daniel Rezende presta reverência à obra de Valter Hugo Mãe em filme sensível, mas irregular

Vinicius Oliveira
há 4 dias3 min de leitura


Crítica | Nosferatu (Mostra de SP 2025)
Imagens hipnotizantes num filme que se desgasta rápido

Vinicius Oliveira
há 5 dias2 min de leitura


Crítica | Morte e Vida Madalena (Mostra de SP 2025)
Uma divertida e carinhosa comédia de erros sobre o fazer fílmico independente

Vinicius Oliveira
há 5 dias2 min de leitura


Crítica | Blue Moon (Mostra de SP 2025)
Richard Linklater se apropria da linguagem teatral para dar a Ethan Hawke um palco para brilhar

Vinicius Oliveira
há 6 dias2 min de leitura


Crítica | O Agente Secreto (Mostra de SP 2025)
Memória, verdade e identidade num país em disputa

Vinicius Oliveira
há 6 dias6 min de leitura


Crítica | A Incrível Eleanor (Mostra de SP 2025)
Scarlett Johansson estreia na direção com comédia dramática despretensiosa que se salva pela performance de June Squibb

Vinicius Oliveira
25 de out.3 min de leitura


Crítica | No Other Choice (Mostra de SP 2025)
Park Chan-Wook brinca com a forma e os gêneros em sátira insana e hilária sobre o capitalismo tardio

Vinicius Oliveira
24 de out.3 min de leitura


Crítica | Jovens Mães (Mostra de SP 2025)
Para muito além do drama social vazio

Vinicius Oliveira
24 de out.2 min de leitura


Crítica | How to Shoot a Ghost (Mostra de SP 2025)
Um curta que busca ser poético sobre mortalidade e memória, mas cujo saldo final é (lamentavelmente) desconjuntado

Vinicius Oliveira
24 de out.2 min de leitura


Entrevista | “O cinema pode ser uma ferramenta catártica”: Akinola Davies Jr. fala sobre “A Sombra do Meu Pai” (Mostra de SP 2025)
Em entrevista ao Oxente Pipoca, diretor nigeriano discutiu as relações que o filme constrói entre a escala íntima dos personagens e as tensões sociopolíticas da Nigéria

Vinicius Oliveira
24 de out.8 min de leitura


Crítica | Cover-Up (Mostra de SP 2025)
O poder e os limites do jornalismo expressos em um personagem singular.

Vinicius Oliveira
24 de out.3 min de leitura


Crítica | Maurício de Sousa – O Filme (Mostra de SP 2025)
Propaganda corporativa embalada em cinebiografia esquemática com discurso de superação batido.

Vinicius Oliveira
23 de out.3 min de leitura


Crítica | Galinha (Mostra de SP 2025)
O filme mais aleatório do festival – e um dos mais divertido

Vinicius Oliveira
22 de out.2 min de leitura


Crítica | A História do Som (Mostra de SP 2025)
Um romance oco

Vinicius Oliveira
21 de out.3 min de leitura


Crítica | Palestina 36 (Mostra de SP 2025)
Eficaz como denúncia das origens do genocídio em Gaza, não tão eficaz como filme palestino

Vinicius Oliveira
21 de out.3 min de leitura


Crítica | Nouvelle Vague (Mostra de SP 2025)
Richard Linklater escolhe uma lente charmosa e espirituosa para falar de um dos períodos mais importantes da história do cinema

Vinicius Oliveira
21 de out.3 min de leitura


Crítica | Mirrors Nº 3 (Mostra de SP 2025)
Sobre duplos e fantasmas, morte e renascimento, traumas familiares e laços reconstruídos

Vinicius Oliveira
21 de out.2 min de leitura


Crítica | Bugonia (Mostra de SP 2025)
As lutas do cinema contemporâneo para filmar as estranhezas da realidade

Vinicius Oliveira
19 de out.3 min de leitura


Crítica | Labirinto dos Garotos Perdidos (Mostra de SP 2025)
Cinema de gênero que bebe de diversas influências para discutir as variadas experiências dos encontros gays

Vinicius Oliveira
19 de out.2 min de leitura


Crítica | Eddington (Mostra de SP 2025)
Ari Aster abdica da sua perversidade para falar do real em uma sátira que já nasceu cansada

Vinicius Oliveira
19 de out.3 min de leitura


Crítica | A Sombra do Meu Pai (Mostra de SP 2025)
Drama nigeriano entrelaça o drama de um pai e seus filhos com a convulsão política do país

Vinicius Oliveira
18 de out.2 min de leitura


Crítica | Left-Handed Girl (Mostra de SP 2025)
Shih-Ching Tsou e Sean Baker discutem mais uma vez o capitalismo tardio, agora pelas lentes do cotidiano taiwanês

Vinicius Oliveira
17 de out.2 min de leitura


Crítica | Frankenstein (Mostra de SP 2025)
Visão de Del Toro para o clássico gótico está repleta das suas marcas, mas nem sempre alcança o coração pulsante no centro da história

Vinicius Oliveira
17 de out.3 min de leitura


Crítica | Eu Não te Ouço (Festival do Rio 2025)
Uma crônica do seu tempo, que deve ressoar por muito tempo

Aianne Amado
15 de out.3 min de leitura


Festival do Rio: ‘Pequenas Criaturas’ e ‘Ato Noturno’ são destaques da premiação
Cerimônia celebrou produções nacionais e narrativas LGBTQIAPN+, e trouxe a volta de prêmios com voto popular

Giulia Meneses
14 de out.3 min de leitura


Crítica | Pequenas Criaturas (Festival do Rio 2025)
Quando o futuro surge na forma de um presente melancólico

Guilherme Salomão
13 de out.4 min de leitura


Crítica | Herança de Narcisa (Festival do Rio 2025)
Paolla Oliveira é espinha dorsal de filme que transita entre drama familiar e thriller psicológico

Gabriella Ferreira
13 de out.3 min de leitura


Crítica | A Conspiração Condor (Festival do Rio 2025)
Com proposta ambiciosa, o filme se junta a produções recentes que revisitam os anos de chumbo — mas peca na falta de confiança no público

Aianne Amado
12 de out.3 min de leitura


Entrevista | Wagner Moura fala sobre O Agente Secreto, prêmios e cinema nordestino: “Estou preparado para o que vier”
Em conversa com o OP, o ator discute o cinema nordestino, a esperança que resiste no Brasil — e diz estar pronto para a temporada de prêmios

Aianne Amado
11 de out.5 min de leitura


Crítica | Apolo (Festival do Rio 2025)
O retrato de uma gestação trans que é resistência e afeto em cena

Gabriella Ferreira
11 de out.2 min de leitura


Crítica | Ato Noturno (Festival do Rio 2025)
Referências do suspense assertivas elevam o nível de sofisticação do Thriller Erótico brasileiro

Guilherme Salomão
11 de out.3 min de leitura


Crítica | La Grazia (Festival do Rio 2025)
Paolo Sorrentino retorna com humor mais objetivo em filme sobre a beleza das incertezas

Guilherme Salomão
8 de out.3 min de leitura


Crítica | Cyclone (Festival do Rio 2025)
Flávia Castro traça retrato mais atual do que nunca sobre sexismo e burocracia quando o assunto é o meio artístico

Guilherme Salomão
5 de out.3 min de leitura


Crítica | One to One: John and Yoko (Festival do Rio 2025)
John Lennon em meio às transformações de uma Nova York tomada pela contracultura

Guilherme Salomão
4 de out.3 min de leitura


Crítica | Depois da Caçada (Festival do Rio 2025)
Após Rivais e Queer, Luca Guadagnino muda a rota e substitui o lado intenso do humor e da sexualidade de seus personagens pelo debate moral robusto

Guilherme Salomão
4 de out.3 min de leitura


Crítica | The Mastermind (Festival do Rio 2025)
Kelly Reichardt subverte lógica do filme de roubo em detrimento de uma comédia, fazendo do fracasso um caminho crescente de erros que culminam em absurdo

Guilherme Salomão
3 de out.3 min de leitura


Vamos conversar sobre a lista de inscritos brasileiros para o Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional?
Respondendo diversas dúvidas dos nossos seguidores e dando um panorama da temporada atual

Rafael Carvalho
25 de ago.9 min de leitura


Mostra Cinema Conquista confirma 16ª edição em setembro
Evento será realizado entre os dias 7 e 12, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista (BA)

Oxente Pipoca
23 de jul.2 min de leitura


TIFF 2025: Confira os filmes confirmados na programação do Festival de Toronto
O Festival de Toronto anunciou os longas selecionados para sua 50ª edição, que será realizada de 4 a 14 de setembro, no Canadá.

Oxente Pipoca
16 de jul.5 min de leitura


De estreias aguardadas a ausências estratégicas: o que esperar dos grandes festivais de Veneza, Telluride e Toronto?
A temporada de festivais no hemisfério norte começa a desenhar o mapa das campanhas rumo às premiações de 2026

Oxente Pipoca
14 de jul.4 min de leitura
bottom of page