top of page
Background.png
Header_Site3.png
  • Foto do escritorWeslley Oliveira

Crítica | Enxame (1ª temporada)

Uma série que vai além de uma sátira da realidade

Foto: Divulgação


A que ponto você iria por um artista que você é fã? Esta é a grande pergunta que Enxame, um dos lançamentos recentes do Prime Video faz ao espectador durante os episódios do seriado. Com grande inspiração da cultura dos fandoms, uma nova perspectiva a idolatria a cantores e famosos é estabelecida na trama.


Idealizada por Donald Glover e Janina Nabers (Atlanta), a trama acompanha Dre, uma das grandes fãs da cantora Ni’Jah. Ela mantém nas redes sociais um fã-clube denominado "O Enxame", onde compartilha vídeos e fotos da artista. Sua obsessão pela cantora chega a um nível preocupante quando um fato entre Dre e sua irmã, Marissa (Chloe Bailey) acontece, escalonando a trama a um nível inesperado.


Esta obra é obviamente inspirada na carreira da cantora Beyoncé e no impacto que teve em seus fãs, já que ela é a maior cantora viva atualmente e representa muito a cultura negra. Como em qualquer fandom, existem pessoas que exageram ou que necessitam de uma atenção maior e encontram em seus ídolos aquilo que não tem por quem está ao seu redor.

Foto: Divulgação


Mas Enxame vai muito além do que ser uma sátira. Ela mergulha em questões profundas, principalmente sobre saúde mental e a toxidade das redes sociais de uma forma que poucas séries conseguem. Ela nos faz pensar em como tudo aquilo que é dito on-line pode atingir alguém, mesmo que seja postado sem um objetivo em mente.


Dominique Fishback é, definitivamente, um nome a ficar atento para o Emmy 2023. Durante os sete episódios da série, a atriz nos leva em seus altos e baixos tornando Dre mais complexa do que podemos imaginar. A série não seria a mesma sem o seu talento e sua devoção a personagem. Ao mesmo tempo que torcemos para ela, somos contra algumas atitudes, e isso faz com que o espectador até se questione.


Durante o trajeto da temporada, algumas histórias que foram abertas são resolvidas de forma rápida e superficial, tornando a experiência um pouco decepcionante do que poderia ser, mas ainda assim não compromete o desfecho da trama. E este desfecho, que é bastante subjetivo por sinal, abre portas para amplas discussões.


Enxame é o tipo de série que prende o espectador, mesmo em momentos que tenha dificuldade de desenvolver sua trama. É a combinação perfeita de thriller, terror e comédia. Traz um grande olhar sobre a cultura pop e como ela impacta nossa sociedade, sem precisar se justificar ou julgar por isso. E sempre nos leva a mesma pergunta: A que ponto você iria por um artista que você é fã?


Nota: 4/5

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page