top of page





Crítica | Anônimo 2
Continuação repete a mesma fórmula do anterior e desperdiça potencial de expansão.

Ávila Oliveira


Crítica | Pssica (Minissérie da Netflix)
Entre a beleza e a brutalidade da Amazônia, minissérie expõe o tráfico humano e transforma denúncia social em suspense hipnótico

Gabriella Ferreira


Crítica | Corra Que a Polícia Vem Aí
Mesmo nem sempre acertando no timing das piadas, novo capítulo da icônica franquia mostra que ainda há espaço para a comédia besteirol no cinema.

Vinicius Oliveira


Crítica | Chefe de Guerra - 1ª temporada
O que falta no drama, é compensado na ação e no mergulho na cultura havaiana.

Filipe Chaves


Crítica | A Guerra dos Mundos
Nem trágico nem cômico, o que deixa tudo ainda pior.

Filipe Chaves


Crítica | Tijolo por Tijolo
Documentário sensível registra os sonhos, lutas e laços de uma família periférica.

Vinicius Oliveira


Crítica | Os Enforcados
Tragédia shakesperiana à brasileira é recheada de trambique e sarcasmo.

Ávila Oliveira


Crítica | A Hora do Mal
Direção habilidosa sabe aproveitar o texto esperto até o final com investigação instigante e sustos bem aplicados.

Ávila Oliveira


Crítica | Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda
Continuação adapta bem as questões geracionais e entretém, mesmo sendo previsível.

Ávila Oliveira


Crítica | Paterno
Um retrato poderoso da elite que implode por dentro.

Caio Augusto


Crítica | Juntos
Romance fantasiado de terror funciona nos níveis metafórico e literal.

Ávila Oliveira


Crítica | Amores Materialistas
Uma romcom sem romance e sem comédia.

Aianne Amado


Crítica | Os Caras Malvados 2
Continuação amplifica alcance estético, narrativo e carisma de seus personagens.

Ávila Oliveira


Crítica | Atena
Fetichismo reacionário disfarçado de denúncia.

Vinicius Oliveira


Crítica | Drácula: Uma História de Amor Eterno
Luc Besson deixa de lado parte das alegorias para construir filme performático.

Ávila Oliveira


Crítica | Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
A fórmula de sempre, agora com filtro bonito no Instagram.

Gabriella Ferreira


Crítica | A Melhor Mãe do Mundo
Abordagem romantizada de temas sensíveis faz o drama se equilibrar numa corda bamba de tons.

Ávila Oliveira


Crítica | O Ritual
Filme é consistente em seu estilo, sua narrativa e principalmente em suas falhas.

Ávila Oliveira


Crítica | O Brilho do Diamante Secreto
O fetiche pela forma: quando a homenagem ao gênero sufoca a narrativa.

Caio Augusto


Crítica | Jovens Amantes (2022)
Valeria Bruna Tedeschi reconstrói suas memórias em semiautobiografia, mas não impede que o filme escape da sombra dos escândalos de seus bastidores.

Vinicius Oliveira


Crítica | Superman
Inofensiva, nova adaptação é leve, bem-humorada, mas repete a fórmula sem somar nem subtrair.

Ávila Oliveira


Crítica | Jurassic World: Recomeço
Recomeço da saga jurássica (em todos os sentidos) diverte ao se colocar de volta no subgênero de animais assassinos.

Ávila Oliveira


Crítica | O Urso (4ª temporada)
Em temporada sobre reconstruções e curas de laços, série permanece fiel a si mesma e ao amor que nutre por seus personagens.

Vinicius Oliveira


Crítica | M3GAN 2.0
Mesmo divertido, longa se estrutura em cima de um roteiro pró-IA indefensável e caótico.

Ávila Oliveira


Crítica | F1 – O Filme
Joseph Kosinski sabe filmar com estilo um roteiro por demais repetido.

Ávila Oliveira


Crítica | Dreams (Sex Love)
O filme mais parece um livro em forma de filme sobre um livro. Confuso em sua forma e em sua premiação como Urso de Ouro em Berlim.

Aianne Amado


Crítica | Mentirosos (Minissérie)
Adaptação de livro sucesso no mundinho teen mostra como é possível reinventar bons clichês.

Gabriella Ferreira


Crítica | Verde-Oliva (Olhar de Cinema 2025)
Wellington Sari trabalha a farsa e o maneirismo em cima do maneirista-mor, Brian DePalma, para tratar do absurdo político do Brasil dos nossos tempos.

Vinicius Oliveira


Crítica | Nem Toda História de Amor Acaba em Morte (Olhar de Cinema 2025)
Acertando numa representatividade surda que transcende as telas, longa constrói história LGBTQIA+ singela, mas não se esforça para ir muito além disso.

Vinicius Oliveira


Crítica | Apenas Coisas Boas (Olhar de Cinema 2025)
Em mistura ousada (e na maior parte do tempo bem-sucedida) de gêneros, Daniel Nolasco ressignifica códigos de masculinidade e amor por uma ótica queer.

Vinicius Oliveira


Crítica | Elio (2025)
Animação suaviza na alegoria e perde parte do potencial impacto.

Ávila Oliveira


Crítica | Cais (Olhar de Cinema 2025)
Safira Moreira rejeita moldes tradicionais e ocidentais do documentário para construir obra poética que discorre sobre o luto, ancestralidade e esperança.

Vinicius Oliveira


Crítica | Aurora (Olhar de Cinema 2025)
Entre memórias, ancestralidade e deslocamento, João Vieira Torres dá materialidade aos fantasmas das mulheres de sua família em obra sensível e primorosa.

Vinicius Oliveira


Crítica | Paraíso (Olhar de Cinema 2025)
Redundâncias de um cinema-manifesto que mira na denúncia e cai no choque pelo choque.

Vinicius Oliveira


Crítica | Glória e Liberdade (Olhar de Cinema 2025)
Filme brinca com as possibilidades de animação para discutir diferentes versões do Brasil, mas se vê preso ao seu discurso didático.

Vinicius Oliveira


Crítica | Torniquete (Olhar de Cinema 2025)
Direção vigorosa de Ana Catarina Lugarini e as atuações marcantes de Marieta Severo e Sali Cimi impressionam, mas não impedem o filme de sair do campo da alegoria.

Vinicius Oliveira


Crítica | Salomé (Olhar de Cinema 2025)
Transgressão e a batalha entre o bem e mal sob uma ótica queer.

Vinicius Oliveira


Crítica | O Silêncio das Ostras
Uma ficção quase documental sobre os crimes ambientais que marcam Minas Gerais.

Ana Beatriz Andrade


Crítica | Pablo e Luisão (1ª temporada)
Humor de qualidade no absurdo do dia a dia é aposta certeira da série de Paulo Vieira.

Filipe Chaves


Crítica | Ariel (Olhar de Cinema 2025)
Lois Patiño filma a matéria do sonho e usa a metanarrativa do universo de Shakespeare para discutir nossa própria existência.

Vinicius Oliveira


Crítica | Explode São Paulo, Gil (Olhar de Cinema 2025)
Quando uma personagem é muito maior do que seu filme.

Vinicius Oliveira


Crítica | A Voz de Deus (Olhar de Cinema 2025)
Ao abordar o universo dos pregadores mirins sem condescendência ou paternalismo, documentário se revela um dos registros mais emblemáticos do fenômeno evangélico contemporâneo.

Vinicius Oliveira


Crítica | Em Vez de Árvores (Olhar de Cinema 2025)
Na tentativa de discutir as representações da natureza na arte (sobretudo no cinema), longa abraça diversas vertentes, nem todas bem-sucedidas.

Vinicius Oliveira


Crítica | Cloud – Nuvem de Vingança (Olhar de Cinema 2025)
Em thriller mundano que escancara as mazelas do capitalismo tardio, Kiyoshi Kurosawa ancora seus pés na realidade japonesa sem deixar de lado o cinema de gênero.

Vinicius Oliveira


Crítica | Bailarina
Mesmo perigando ser um John Wick genérico, spin-off oferece o potencial de uma identidade própria enquanto entrega um espetáculo de ação digno da franquia.

Vinicius Oliveira


Crítica | Adultos (1ª temporada)
Contemporânea e diversa, nova série de comédia do FX sabe usar isso a seu favor de forma hilária.

Filipe Chaves


Crítica | Hacks (4ª temporada)
Série retorna mais afiada do que nunca e mostra que, mesmo quando periga cair na repetição, se sobressai pela excelência do seu texto e de suas protagonistas.

Vinicius Oliveira


Crítica | The Last of Us (2ª temporada)
Em temporada que nasceu para ser divisiva, série ainda conta com muitos acertos, mas se vê refém da sua própria timidez.

Vinicius Oliveira


Crítica | O Ensaio (2ª temporada)
Nathan Fielder dobra a aposta e brinca de ser Deus.

Caio Augusto


Crítica | Sereias (Minissérie)
Ótimo elenco não consegue salvar esta tentativa de sátira da bagunça que ela é

Filipe Chaves
bottom of page