Crítica | One to One: John and Yoko (Festival do Rio 2025)
- Guilherme Salomão

- 4 de out.
- 3 min de leitura
John Lennon em meio às transformações de uma Nova York tomada pela contracultura

Foto: Divulgação
Se tem algo que os fãs dos Beatles não podem reclamar é da falta de conteúdos inéditos sobre o histórico Fab Four de Liverpool. Nos últimos anos, além de novas edições de luxo dos álbuns do grupo de rock e do single inédito Now and Then – lançado a partir da recuperação de uma antiga gravação caseira de John Lennon –, são incontáveis os materiais audiovisuais trazendo registros sobre o período em que John, Paul, George e Ringo estiveram juntos ou de suas carreiras solo.
Após lançamentos como o documentário Get Back, de Peter Jackson, e Beatles ‘64, produzido por Martin Scorsese, chega ao Festival do Rio de 2025 o filme One to One: John and Yoko. O foco da obra é o período da vida de John Lennon e Yoko Ono logo após o término dos Beatles, quando, em 1971, o casal decide se mudar de Londres para Nova York.
A Nova York da época retratada em One to One vive um período de transformação e ebulição social intensa. O documentário faz um retrato primoroso do contexto dos EUA do início dos anos 70, sobretudo por meio da mídia televisiva como forte veículo de propagação das transformações político-sociais da época. São recuperadas imagens de talk shows, programas televisivos e até comerciais que abordam temas como a Guerra do Vietnã e o governo Nixon, bem como a relação destes com os movimentos jovens da contracultura.
Assim, é diante desse contexto que as figuras de Lennon e Ono - sobretudo do ex-Beatle e seu ativismo icônico - surgem como voz influente e poderosa (em todos os sentidos) no clamor por mudanças. As ações do casal são retratadas por meio de filmes caseiros e até gravações de telefonemas pessoais recuperados.

Foto: Divulgação
Se o documentário abre espaço para testemunhos pessoais de Lennon sobre sua curta relação com a mãe, é interessante quando a obra também se dedica a compreendermos, em simultâneo, o lado de Yoko Ono enquanto esposa de Lennon. Em especial suas lutas internas como uma mãe afastada da filha, fruto de um relacionamento anterior, e como mulher lutando contra a imagem de vilã responsável pelo término dos Beatles.
Todo esse recorte íntimo do casal, entretanto, funciona mais como um complemento. O melhor ainda é, acima de tudo, enxergarmos de forma enfática a força que o nome de Lennon carregava consigo e sua capacidade de mobilizar massas - em especial os jovens - na luta pelo fim da Guerra do Vietnã e em oposição ao governo Nixon. São dados destaques a acontecimentos como a canção Attica, sobre o famoso motim na prisão de Attica State em 1971, e à presença de Lennon em um evento pela liberdade do ativista John Sinclair.
Toda essa mobilização de Lennon e Ono culmina, em agosto de 1972, na realização do lendário concerto beneficente One to One, no Madison Square Garden, que visava arrecadar dinheiro para uma instituição de crianças com deficiência. Única apresentação completa realizada por Lennon após o fim dos Beatles, o show é o ponto alto do documentário. A epítome do artista, ativista e personalidade midiática assassinado em dezembro de 1980 na mesma Nova York e país do qual quase foi deportado ao longo dos anos em que nele viveu.
A montagem, aqui, intercala os registros da apresentação com o restante das imagens de arquivo. Quando John aparece nos bastidores, é arrepiante. Quando canta Come Together (com direito a trecho alterado para ´Come Together, right now… stop the war!´), idem. E, quando surgem os primeiros acordes de Imagine, logo esquecemos o possível gosto amargo de ações famigeradas com a canção - como aquelas de um mundo pandêmico que a transformaram em clichê para muitos.
Nessas horas, é como se o espectador tivesse a chance de olhar nos olhos de Lennon enquanto o cantor entoa seus vocais rasgados diante de um Madison Square Garden lotado. Polêmicas à parte, uma certeza fica ao término de One to One: sem dúvidas, John Lennon foi o mais “rockstar” dos quatro Beatles.
Nota: 4/5





