top of page
Background.png

PÁREO: Drama cearense de Luciana Vieira traz o universo das corridas de cavalos — European Film Market (EFM) da Berlinale

  • Foto do escritor: Rafael Carvalho
    Rafael Carvalho
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Projeto marca a estreia de Luciana Vieira na direção de longa-metragem e possui produção da Deberton Filmes


Divulgação


Dando sequência à cobertura especial do Oxente Pipoca sobre os projetos brasileiros apresentados no European Film Market (EFM) da Berlinale 2026, Páreo surge como mais um destaque nordestino da série, apresentando o primeiro longa-metragem da diretora cearense Luciana Vieira.


No filme, uma jovem do interior do Nordeste sonha em se tornar joqueta profissional e conquista a chance de treinar os cavalos de um rico fazendeiro. A oportunidade, no entanto, a obriga a enfrentar o ciúme do namorado, o vício em apostas do pai e a ameaça de uma gravidez inesperada que a força a tomar decisões difíceis para garantir seu futuro nos páreos.


O roteiro é assinado em colaboração por Luciana Vieira e Gabriela Matarazzo. Em outubro de 2025, Páreo venceu o 10º Cabíria Prêmio de Roteiro, premiação do Projeto Paradiso dedicada a longas-metragens de ficção em estágio avançado de desenvolvimento e voltada a dar visibilidade a histórias escritas e protagonizadas por mulheres.


Atualmente em desenvolvimento, o longa é uma produção da Deberton Filmes, empresa sediada em Fortaleza.


O projeto chega a Berlim em busca de financiamento, coprodução e agente de vendas, após ter passado por laboratórios internacionais como o Varilux Franco-Brazilian Lab (2023) e o JSFL – Jerusalem Lab (2026).


Divulgação


Vale destacar que Luciana Vieira foi uma das selecionadas para o Directors’ Factory Ceará Brasil com o curta Ponto Cego, programa que estreou quatro curtas-metragens na abertura da Quinzena dos Realizadores, mostra paralela do Festival de Cannes 2025. Os filmes foram todos realizados em Fortaleza, Ceará, envolvendo diretamente mais de 100 profissionais cearenses de audiovisual, entre roteiristas, diretores, diretores de arte, produtores, fotógrafos, montadores, técnicos, motoristas, diversos fornecedores, além de grande elenco.



Além disso, seu curta Ponto Cego, em parceria com Marcel Beltrán, venceu o prêmio de Melhor Curta-Metragem da Mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2025.


Divulgação


Sinopse de Ponto Cego: Marta é engenheira responsável pelas câmeras de segurança do porto de Fortaleza, um ambiente onde mulheres silenciadas convivem com o anonimato e o desprezo. Mas Marta está pronta para romper o silêncio. Gravado no Porto do Mucuripe.



Leia também:







*Esta matéria faz parte de uma série especial do Oxente Pipoca dedicada aos filmes brasileiros em destaque no European Film Market (EFM) 2026, o mercado audiovisual que integra a programação oficial do Festival de Berlim. Em cada publicação, aqui e nas nossas redes sociais, você vai encontrar detalhes como: sinopse, equipe envolvida, diretores, produtoras e muito mais que tivermos acesso.





LEIA TAMBÉM NO SITE:

FILMES BRASILEIROS DE 2026

bottom of page