A MENINA QUE VOA: Filme biográfico sobre Daiane dos Santos será dirigido Yasmin Thayná e co-produzido por produtora de Viola Davis — Mercado de Cannes
- Gabriella Ferreira
- 15 de mai.
- 2 min de leitura
Em fase avançada de desenvolvimento, o roteiro é assinado por Flávia Vieira e Janaína Tokitaka e está presente na Marché du Film 2025

Divulgação
A produtora Ashé Ventures, co-fundada por Viola Davis, se uniu à Maria Farinha Filmes e Vitrine Filmes na coprodução de A Menina que Voa, cinebiografia da campeã mundial Daiane dos Santos. Dirigido por Yasmin Thayná, o longa conta a jornada de amadurecimento de Daiane, cuja energia inesgotável a levou a se tornar a primeira mulher negra a conquistar uma medalha de ouro em um Campeonato Mundial de Ginástica, deixando um legado eterno no esporte.
Em fase avançada de desenvolvimento, o roteiro é assinado por Flávia Vieira e Janaína Tokitaka. O projeto já passou pelos laboratórios EAVE+ e EAVE Marketing. Em Cannes, a equipe busca parceiros de coprodução e agentes de vendas.
A Menina que Voa é produzido pela Maria Farinha Filmes, em coprodução com Ashé Ventures e Vitrine Films, que também será responsável pela distribuição. “Sempre imaginamos que este projeto tinha o que era preciso para capturar a imaginação do mundo, e é um encontro feliz ter a Ashé compartilhando essa visão conosco nesta histórica coprodução brasileira”, disse Luana Lobo, co-CEO e sócia da Maria Farinha Filmes.

Divulgação
Junto do marido, Julius Tennon, e do produtor Maurício Mota, Viola Davis abriu a produtora audiovisual Ashé Ventures em Salvador (BA). O primeiro projeto foi o podcast baseado na obra "Angola Janga", do quadrinista brasileiro Marcelo D'Salete, que conta a história do quilombo de Palmares e de um dos seus principais heróis, Zumbi.
“Vivemos um momento muito especial no Brasil, em que o público busca novos heróis. Temos a oportunidade de transformar este projeto em um grande caso de sucesso local, mas, acima de tudo, global,” completou Maurício Mota, coprodutor e sócio da Ashé Ventures.
Entrevistamos Yasmin Thainá recentemente para falar sobre Virgínia e Adelaide, sua produção mais recente, co-dirigida com Jorge Furtado. Leia aqui.