Brasil é país de honra no mercado de negócios do Festival de Cannes e marca presença com delegação recorde do cinema nacional
- Oxente Pipoca
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Atualizado: há 4 dias
Com mais de 100 empresas, Brasil se destaca no maior mercado audiovisual do mundo, leva filmes às principais mostras de Cannes e reforça sua força criativa global

De 13 a 21 de maio de 2025, o Brasil será o grande destaque da 78ª edição do Festival de Cannes e do Marché du Film, consolidando sua posição como referência global em criação audiovisual. Em um momento histórico para o setor, o programa Cinema do Brasil lidera a maior participação já registrada pelo país no evento, com mais de 100 empresas integrando a delegação oficial, incluindo produtoras, distribuidoras, agentes de vendas, festivais, film commissions e prestadoras de serviço.
Este protagonismo se dá no ano em que o Brasil é celebrado como País de Honra no Marché du Film — o mais importante mercado de negócios da indústria cinematográfica internacional — em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.
A presença robusta do Brasil em Cannes é resultado de uma articulação coordenada pelo Cinema do Brasil, programa de internacionalização criado em 2006 pelo SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual de São Paulo), em parceria com a ApexBrasil (Agência brasileira de promoções de exportações e investimentos). Para esta edição histórica, o programa firmou alianças com instituições culturais de grande relevância em todas as esferas de governo. No âmbito federal, conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria do Audiovisual; em nível estadual, com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; e no âmbito municipal, com a Spcine e a RioFilme. Essas parcerias são fundamentais para viabilizar a ampla agenda de ações em Cannes e reafirmam o compromisso coletivo com a projeção internacional do audiovisual brasileiro, reconhecendo seu valor cultural, econômico e estratégico no cenário global.
“É uma oportunidade incrível termos o Brasil como país homenageado durante o Festival de Cannes, no mesmo ano em que o país ganhou seu primeiro Oscar de Filme Internacional. O estande do Cinema do Brasil funcionará como uma embaixada do país, unindo no mesmo espaço representantes do Governo Federal, estados de SP e Rio e ainda a Prefeitura de SP. Mostrará a união de esforços dos produtores e dos governos em fortalecer cada vez mais a presença internacional do Brasil”, afirma André Sturm, presidente do Cinema do Brasil e SIAESP.
Um palco global para o audiovisual brasileiro
O Marché du Film é reconhecido como a mais ampla plataforma de negócios do setor cinematográfico, reunindo mais de 14 mil profissionais de 120 países, entre produtores, investidores, distribuidores, agentes de vendas, plataformas de streaming e programadores de festivais. Durante os nove dias do evento, o estande brasileiro no Palais des Festivals será o epicentro das atividades de promoção institucional, encontros de negócios, distribuição de materiais promocionais, sessões de mercado e eventos de relacionamento. A delegação brasileira terá ainda presença em rodadas de coprodução, showcases de projetos em desenvolvimento, painéis temáticos e apresentações estratégicas, com destaque para os encontros promovidos com fundos internacionais, programadores de festivais e potenciais parceiros de coprodução de diferentes países. Essas atividades integram uma agenda construída em colaboração com instituições parceiras, com o objetivo de impulsionar a circulação das obras brasileiras, ampliar o acesso a mercados estratégicos e fomentar alianças duradouras para o fortalecimento da presença do Brasil no circuito audiovisual internacional. Em 2024, o Cinema do Brasil levou 68 empresas ao Marché du Film. Na ocasião, foram contabilizadas mais de 1.000 reuniões de negócios, com USD 11,5 milhões em contratos firmados e expectativa de USD 61,9 milhões em transações nos 12 meses subsequentes. Para 2025, a meta é superar esses indicadores, aproveitando o inédito status de País de Honra.
Presença brasileira nas telas de Cannes: saiba as principais seções
Além da forte atuação no mercado, o Brasil marca presença em todas as seções principais da programação oficial e paralela do Festival de Cannes. Da Competição Oficial à ACID, passando pela Un Certain Regard, Cannes Classics e a Quinzena de Cineastas, a produção brasileira se destaca por sua diversidade estética, potências narrativas e abordagens contemporâneas.
COMPETIÇÃO OFICIAL
• O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
UN CERTAIN REGARD
• I Only Rest in the Storm / O Riso e a Faca, de Pedro Pinho
CANNES CLASSICS
• To Vigo I Go, de Karen Harley e Lírio Ferreira
ACID – Association for the Distribution of Independent Cinema
• The Black Snake / Culebra Negra, de Aurélien Vernhes-Lermusiaux
Quinzaine des cinéastes – curtas coproduzidos com o Brasil Quatro curtas-metragens com participação brasileira integram a tradicional Quinzena de Cineastas:
• Ponto Cego, de Luciana Vieira (Brasil) e Marcel Beltrán (Cuba)
• A Vaqueira, a Dançarina e o Porco, de Stella Carneiro (Brasil) e Ary Zara (Portugal)
• Como Ler o Vento, de Bernardo Ale Abinader (Brasil) e Sharon Hakim (França)
• A Besta do Mangue, de Wara (Brasil) e Sivan Noam Shimon (Israel)
COURTS MÉTRAGES – SELEÇÃO OFICIAL DE CURTAS
• Samba Infinito, de Leonardo Martinelli
FANTASTIC CUTS – WORK IN PROGRESS SHOWCASE (MARCHÉ DU FILM)
Três projetos brasileiros foram selecionados para o showcase de filmes de gênero em finalização:
• The World I Know There No Longer Exists, de Thiago Luciano
• The Saint, Her Mother, Their Manor and a Dove, de Cíntia Domit Bittar
• Love Free Love, de Flavio Frederico e Mariana Pamplona
Nas redes sociais do Oxente Pipoca, iremos destacar os filmes brasileiros que estão na Marché du Film 2025, o mercado audiovisual que faz parte da programação oficial do Festival de Cannes. Em cada publicação, você vai encontrar detalhes como: sinopse, equipe envolvida, diretores, produtoras e muito mais que tivermos acesso.
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