top of page
Background.png
Header_Site3.png
  • Foto do escritorAna Bia Andrade

Crítica | Os Odiados do Casamento

Nem mesmo um elenco carismático consegue salvar a nova comédia da Amazon Prime Video da mediocridade

Divulgação: Amazon Prime Video


Casamento: um evento bastante recorrente no universo cinematográfico da comédia. Temos o ‘Casamento Grego’ (2002), ‘O Casamento do Ano’ (2013), a ‘Missão Madrinha de Casamento’ (2011) e por aí vai. Isso é um fato sustentado por boas razões, afinal, em uma cerimônia matrimonial, há uma oportunidade vasta para a ocorrência de situações cômicas e inegavelmente românticas. Entretanto, quando estamos falando a respeito de ‘Os Odiados do Casamento’, novo filme da Amazon Prime Video, a teoria da comicidade intrínseca dos casamentos vai por água a baixo. Nós, como espectadores, somos introduzidos a um enredo fraco, com personagens irritantes e um roteiro que não sabe muito bem para onde ir.


‘Os Odiados do Casamento’ conta a história de Alice (Kristen Bell) e Paul (Ben Platt), dois irmãos muito próximos, mas que não possuem a melhor das relações com a sua mãe, Donna (Allison Janney). O afastamento não se limita somente ao lado materno, já que Paul e Alice também guardam certo rancor de sua meia-irmã, Eloise (Cynthia Addai-Robinson). Tudo está prestes a tomar rumos inesperados quando Paul e Alice são convidados para o grandioso casamento de Eloise em Londres, onde cada um terá que lidar com problemas familiares não resolvidos e seus conflitos internos individuais.


Alice clama ter azar no amor, porém está cem por cento focada em um relacionamento às escondidas com o seu chefe e não consegue se entregar totalmente a uma relação mais saudável. Paul, por sua vez, não parece estar contente com o seu novo emprego e com os rumos que seu relacionamento com Dominic (Karan Soni) está tomando.

Divulgação: Amazon Prime Video


Quando nos referimos a Donna, além de lidar com o afastamento dos filhos e com as consequências da viuvez após a morte do pai de Alice e Paul, a matriarca da família ainda terá que enfrentar os fantasmas do seu primeiro amor, o charmoso Henrique (Isaach De Bankole), pai de Eloise, a noiva em questão.


A direção do longa-metragem fica por conta de Claire Scanlon, conhecida por seu trabalho em algumas comédias televisivas de destaque como ‘Unbreakable Kimmy Schmidt’, além de ser a diretora de uma comédia romântica queridinha pelo público, o filme ‘O Plano Imperfeito’ (2017). Infelizmente, o bom currículo de Scanlon não é o suficiente para tornar a experiência de assistir ‘Os Odiados do Casamento’ agradável e satisfatória. Isso acontece principalmente por seu roteiro não conseguir entregar uma boa construção de eventos, fazendo com que a história toda pareça muito corrida e bagunçada. Ademais, todos os momentos propositalmente feitos para serem engraçados só acabam sendo uma replicação de clássicos embaraçosos que já vimos antes, como vomitar em público e derrubar o buffet do casamento por acidente.

Logo, a combinação de um humor pastelão previsível com um roteiro não envolvente acaba criando até uma ausência de empatia da audiência perante os personagens. O filme se desenrola, porém não nos permite criar apego verdadeiro pela história de cada um dos odiados do casamento. Sendo assim, quando somos apresentados as camadas mais profundas de Alice, Paul, Eloise e Donna, o longa cria um cenário de sentimentalidade que só seria funcional caso houvesse um carinho maior do espectador para com os personagens, o que não acontece. Comumente, o combo drama+humor é uma excelente pedida, porém quando nenhum dos elementos é bem arquitetado, apenas temos uma situação semelhante a dois espelhos postos um em frente ao outro: o nada olhando para o nada.


Todavia, o elenco de ‘Os Odiados do Casamento’ tenta ao máximo fazer o roteiro funcionar, com boas performances e um timing certeiro. Lamentavelmente, a junção de elementos atropelados e não inovadores acaba vencendo a batalha, fazendo com que o filme se torne um daqueles especiais da ‘Sessão da Tarde’, cujo nome provavelmente será esquecido no dia seguinte.


Nota: 2/5

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page