top of page
Background.png

Entrevista | MJ Rodriguez e Ron Funches – Fortuna, 3ª temporada

  • Foto do escritor: Aianne Amado
    Aianne Amado
  • 24 de out.
  • 2 min de leitura

Atores falam sobre humor e crítica social na nova temporada de Fortuna

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Fortuna, série lançada em 2022 pela Apple TV+, estreou sua terceira temporada no dia 15 de outubro. O Oxente Pipoca conversou com MJ Rodriguez (Sofia) e Ron Funches (Howard) em um bate-papo sobre os bastidores e as novas tramas da produção.


Nos últimos anos, Hollywood tem se debruçado sobre um tema recorrente: a culpabilização, ridicularização e vilanização dos super-ricos — movimento que ficou conhecido como “eat the rich”. De Succession a The White Lotus, passando por O Menu e Parasita, essa tendência mistura crítica social e entretenimento, revelando as tensões entre classe, privilégio e poder, e tem obtido excelentes recepções por parte do público.


Fortuna, protagonizada por Maya Rudolph, oferece uma virada curiosa nesse panorama: e se nem todos os bilionários fossem essencialmente ruins? Com humor e leveza, a criação de Matt Hubbard e Alan Yang brinca com as contradições entre culpa e privilégio. Ao contrário dos arquétipos clássicos, Molly, personagem de Rudolph, não constrói sua fortuna explorando trabalhadores, mas sim ao se divorciar de um magnata da tecnologia. Sem saber o que fazer com os novos status — de solteira e de bilionária —, ela mergulha em festas e excessos até ser confrontada por Sofia (MJ Rodriguez), que a alerta para o impacto de sua postura sobre a fundação de caridade que a própria Molly desconhecia ser dona.


Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Para Ron Funches, o fato de a trama se passar em Los Angeles, cidade marcada pela convivência entre opulência e desigualdade, amplia a força da série ao abordar temas como riqueza e responsabilidade social:


“Você vê os mais ricos entre os ricos e, ao mesmo tempo, pessoas que precisam de muita ajuda convivendo muito próximas umas das outras. Essa é a realidade de LA. [...] Ela pode sair por aí comprando jatinhos e indo a clubes incríveis, mas, ao mesmo tempo, logo ali na rua, há pessoas precisando de ajuda. Acho que a série faz um bom trabalho tanto em zombar dos bilionários quanto em mostrar situações reais de pessoas que realmente precisam de apoio — e como poderíamos ajudar de forma melhor e mais eficiente.”


A crítica social, no entanto, nunca ofusca o tom de comédia — pelo contrário, se entrelaça com o humor cada vez mais absurdo da série. O primeiro episódio da nova temporada já entrega a insanidade que vem pela frente. Pergunto, então, como conseguem manter a seriedade durante as filmagens. MJ Rodriguez não hesita: “Eu perco a compostura o tempo todo!”, confessa, antes de passar o bastão para o colega: “Mas o Ron consegue se segurar muito bem.”


“Faço apresentações ao vivo há quase 20 anos, e uma das coisas de que mais me orgulho é não quebrar o personagem”, responde Funches, rindo. “Mas a gente certamente se diverte. No primeiro episódio, em especial, estar ao lado do Henry Winkler… eu tive que me controlar para não ficar sorrindo o tempo todo, tipo ‘para de sorrir, você não devia estar sorrindo agora!’.”


Os novos episódios da terceira temporada de Fortuna são lançados todas as quartas-feiras na Apple TV+. As duas primeiras temporadas estão disponíveis na íntegra na plataforma.


bottom of page