top of page
Background.png

A ficção científica nordestina Yellow Cake vai estrear no Festival de Rotterdam 2026

  • Foto do escritor: Rafael Carvalho
    Rafael Carvalho
  • 16 de dez.
  • 2 min de leitura

O filme é dirigido pelo pernambucano Tiago Melo e estrelado por Rejane Faria e Tânia Maria


ree

Divulgação: Gilvan Barreto 


Rodado no sertão da Paraíba, Yellow Cake terá sua estreia mundial na mostra competitiva principal do Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (IFFR) 2026.


Ao lado de outros 11 títulos selecionados, o longa brasileiro concorre ao principal prêmio do festival, o Tiger Award, concedido pela tradicional Tiger Competition. O júri da edição contará com a presença do cineasta brasileiro Marcelo Gomes entre seus integrantes.


Dirigido pelo pernambucano Tiago Melo, Yellow Cake retrata as consequências de um experimento conduzido por cientistas estrangeiros que tentam erradicar o mosquito Aedes aegypti com o uso de urânio. Quando o experimento falha, uma pesquisadora brasileira precisa, com a ajuda de garimpeiros locais, conter o desastre antes que seja tarde demais.


O longa marca o retorno de Melo ao Festival de Roterdã, onde recebeu o prêmio Bright Future por “Azougue Nazaré” em 2018. 


“Estar de volta a Roterdã, agora participando da Tiger, é muito especial… Acreditamos estar no lugar certo para mostrar o filme pela primeira vez, porque nos identificamos com o tipo de cinema que o universo fantástico explorado no longa”, destaca o diretor.


ree

Divulgação: Gilvan Barreto 


Com roteiro assinado por Amanda Guimarães, Anna Carolina Francisco, Gabriel Domingues, Jeronimo Lemos e Tiago Melo, a produção é da Lucinda Filmes, Urânio Filmes e Jaraguá Produções, com coprodução da Cinemascópio e Olhar Filmes. A distribuição nos cinemas brasileiro fica também com a Olhar Filmes. O longa foi realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, do Funcultura, Sic Recife e Lei Paulo Gustavo, e conta com apoio do Projeto Paradiso para o lançamento no festival.


Sinopse oficial: Na cidade de Picuí, no sertão da Paraíba, um grupo de cientistas tenta erradicar o mortal mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue — por meio de um experimento secreto intitulado Yellow Cake. Utilizando o urânio extraído da região, o projeto pretende esterilizar os mosquitos e assim conter a disseminação da doença. A física nuclear Rúbia Ribeiro (Rejane Faria) integra o experimento. 


Além de Rejane Faria, o elenco conta com Alli Willow, Valmir do Côco, Tânia Maria, Spencer Callaham e Severino Dadá.


O Festival de Rotterdam 2026 será realizado entre os dias de 29 de janeiro e 8 de fevereiro, apresentando um total de 428 longas e curtas-metragens.

bottom of page