top of page





Crítica | Nem Toda História de Amor Acaba em Morte (Olhar de Cinema 2025)
Acertando numa representatividade surda que transcende as telas, longa constrói história LGBTQIA+ singela, mas não se esforça para ir muito além disso.

Vinicius Oliveira
20 de jun.2 min de leitura


Crítica | Apenas Coisas Boas (Olhar de Cinema 2025)
Em mistura ousada (e na maior parte do tempo bem-sucedida) de gêneros, Daniel Nolasco ressignifica códigos de masculinidade e amor por uma ótica queer.

Vinicius Oliveira
20 de jun.3 min de leitura


Entrevista | João Vieira Torres fala sobre ancestralidade e retornos em “Aurora”
Diretor conversou com o Oxente Pipoca sobre seu longa, que foi exibido na 14ª edição do Olhar de Cinema.

Vinicius Oliveira
17 de jun.7 min de leitura


Crítica | Elio (2025)
Animação suaviza na alegoria e perde parte do potencial impacto.

Ávila Oliveira
17 de jun.2 min de leitura


Crítica | Cais (Olhar de Cinema 2025)
Safira Moreira rejeita moldes tradicionais e ocidentais do documentário para construir obra poética que discorre sobre o luto, ancestralidade e esperança.

Vinicius Oliveira
17 de jun.2 min de leitura


Crítica | Aurora (Olhar de Cinema 2025)
Entre memórias, ancestralidade e deslocamento, João Vieira Torres dá materialidade aos fantasmas das mulheres de sua família em obra sensível e primorosa.

Vinicius Oliveira
17 de jun.3 min de leitura


Crítica | Paraíso (Olhar de Cinema 2025)
Redundâncias de um cinema-manifesto que mira na denúncia e cai no choque pelo choque.

Vinicius Oliveira
17 de jun.2 min de leitura


Entrevista | Rachel Daisy Ellis e a criação de um palco entre quatro paredes no documentário Eros
Com o uso do auto-registro, o documentário lança um olhar inédito sobre intimidade, performance e sexualidade.

Aianne Amado
17 de jun.7 min de leitura


Entrevista | Letícia Simões e Esaú Pereira discutem as diferentes realidades brasileiras propostas em “Glória e Liberdade”
Em entrevista ao Oxente Pipoca, diretora e diretor de animação do longa falaram a respeito do processo de produção e as diversas influências para a obra.

Vinicius Oliveira
17 de jun.9 min de leitura


Ainda Estou Aqui, Malu e Oeste Outra Vez lideram indicações no Prêmio Grande Otelo 2025, maior premiação do cinema brasileiro
Filme de Walter Salles é o grande destaque do ano com 16 indicações. 'Malu' e 'Oeste Outra Vez' completam o pódio, mas este último surpreende ao ficar de fora da categoria principal

Rafael Carvalho
16 de jun.4 min de leitura


Crítica | Glória e Liberdade (Olhar de Cinema 2025)
Filme brinca com as possibilidades de animação para discutir diferentes versões do Brasil, mas se vê preso ao seu discurso didático.

Vinicius Oliveira
16 de jun.3 min de leitura


Crítica | Torniquete (Olhar de Cinema 2025)
Direção vigorosa de Ana Catarina Lugarini e as atuações marcantes de Marieta Severo e Sali Cimi impressionam, mas não impedem o filme de sair do campo da alegoria.

Vinicius Oliveira
16 de jun.2 min de leitura


Crítica | Salomé (Olhar de Cinema 2025)
Transgressão e a batalha entre o bem e mal sob uma ótica queer.

Vinicius Oliveira
16 de jun.3 min de leitura


Crítica | O Silêncio das Ostras
Uma ficção quase documental sobre os crimes ambientais que marcam Minas Gerais.

Ana Beatriz Andrade
16 de jun.3 min de leitura


Crítica | Pablo e Luisão (1ª temporada)
Humor de qualidade no absurdo do dia a dia é aposta certeira da série de Paulo Vieira.

Filipe Chaves
16 de jun.2 min de leitura
bottom of page